Laboratório Dentário

Laboratório de Próteses Dentárias


A medicina dentária e o trabalho de laboratório estão directamente relacionados.
O sucesso da maioria das especialidades tais como a Prótese fixa, Prótese Removível, Implantologia, dependem directamente do excelente trabalho que os profissionais do laboratório produzem. A estreita relação entre os médicos dentistas e os técnicos de prótese dentária é fundamental para se conseguir o melhor resultado possível.
 Para os trabalhos terem qualidade é necessário que as máquinas e os equipamentos sejam apropriados e estejam em constante inovação.

Trabalhos em laboratório


O principal objectivo de qualquer laboratório é apoiar os médicos na substituição de peças dentárias ausentes tal como a especialidade da prótese fixa sobre dentes ou implantes (coroas unitárias, completas ou parciais), a especialidade de prótese removível onde se inclui as esqueléticas e as acrílicas ou ainda as goteiras para branqueamento, férulas e goteiras de oclusão.

Tecnologia


Para conseguir excelentes resultados o laboratório que directamente connosco colabora utiliza o sistema de Cad Cam da Amann Girrbach . Este sistema é dos mais inovadores e o preferido dos laboratórios de prótese digital.
 Através  desta tecnologia  conseguem-se cerâmicas precisas e resistentes, rapidez na execução e qualidade superior.

Cad/Cam são palavras inglesas e a primeira significa Computer Aided Design enquanto a segunda quer dizer Computer Aided Manufacturing.

A tecnologia digital é o futuro da prótese dentária; significa máxima precisão, estética elevada e pacientes satisfeitos.

Sistema  Cad- Cam
Prótese fixa sistema Cad-Cam


Enceramento diagnóstico


O enceramento permite visualizar o resultado final de um trabalho.  Consiste em um modelo a gesso em 3D , feito de cera e produzido em laboratório. Antes da intervenção do dentista e com o auxilio do enceramento é possível melhorar um trabalho ou adaptá-lo ao gosto do paciente.


Modelos de Estudo 


Os modelos de estudo permitem uma cuidadosa análise e planificação do trabalho a executar. Para isso tiram-se moldes a gesso da boca do paciente e montam-se num aparelho denominado de articulador para se proceder ao seu estudo. Na especialidade de ortodontia, o estudo dos modelos a gesso permite planear o tratamento que visa a correcção dentária.