Avançar para o conteúdo principal

Falta de osso - Qual a solução com implantes dentários?

Implantes de dentes
A boca é composta por dentes, língua, palato ou céu da boca , maxilar e mandíbula. Os dentes estão fixos no osso maxilar ou na mandíbula. A mandíbula é o osso que fica na parte inferior do crânio; auxilia a mastigação e a fala.

A falta de osso pode existir no maxilar superior ou na mandíbula. No primeiro caso, é muito frequente a perda óssea na zona posterior, principalmente se os pacientes perderam dentes em idade precoce.

Por cima do maxilar superior, existe uma cavidade, na zona dos molares e dos pré-molares, essa cavidade denomina-se de seio maxilar.

Quais são as causas da falta de osso?

  • A ausência de dentes prolongada.
  • A reabsorção óssea causada pela falta de dentes e pela ausência de próteses de substituição.
  • O aumento do volume do seio maxilar ou a sua pneumatização. O seio maxilar é constituído por cavidades preenchidas por ar.

Qual a solução para a ausência de osso no maxilar superior?

O procedimento médico necessário para resolver o défice de osso do maxilar superior, é a cirurgia de elevação do seio maxilar com enxerto. Estas cirurgias podem ser feitas recorrendo ou não à utilização da tecnologia Plasma Rich in Growth Factors. 

Existem riscos associados à elevação de seio?

A técnica de elevação de seio do maxilar é utilizada com frequência. Desde que executada por profissionais de saúde habilitados e experientes, é uma excelente solução, e conseguem-se excelentes resultados com o objectivo de aumentar a densidade no osso do maxilar superior.

Soluções com implantes dentários quando existe falta de osso:
  • Elevação do seio, procedimento que permite a posterior colocação de implantes dentários.
  • Enxerto de osso.
  • A técnica do ALL ON 4. Esta técnica permite colocar quatro implantes, dois inclinados, em zonas onde a densidade óssea é maior.


Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…

Quanto tempo duram os implantes?

O implante dentário é uma excelente solução para o problema da falta de dentes. Restitui a forma e a função do dente perdido. Os implantes dentários contribuem para uma melhoria da saúde oral, aumentam a auto estima e a confiança. Os problemas psicológicos causados pela perda de dentes desaparecem.
Existem  outros dispositivos para preencher a falta de dentes tal como as dentaduras. As dentaduras são aparelhos removíveis que se colocam na boca, no maxilar superior ou mandíbula e cujo objectivo principal é ajudar na mastigação e preencher a falta de dentes. Porém, e por serem móveis, causam desconforto ao falar e mastigar. Não se comparam aos implantes dentários que por serem soluções fixas transmitem outra segurança e conforto a quem os usa. Para além do conforto e segurança podem usar-se a longo prazo. Os implantes de dentes podem usar-se durante muitos e muitos anos.



A resposta a esta pergunta é a de que os implantes dentários podem durar uma vida. Mas...apenas se as pessoas fizere…