Falta de osso - Qual a solução com implantes dentários?

Implantes de dentes
A boca é composta por dentes, língua, palato ou céu da boca , maxilar e mandíbula. Os dentes estão fixos no osso maxilar ou na mandíbula. A mandíbula é o osso que fica na parte inferior do crânio; auxilia a mastigação e a fala.

A falta de osso pode existir no maxilar superior ou na mandíbula. No primeiro caso, é muito frequente a perda óssea na zona posterior, principalmente se os pacientes perderam dentes em idade precoce.

Por cima do maxilar superior, existe uma cavidade, na zona dos molares e dos pré-molares, essa cavidade denomina-se de seio maxilar.

Quais são as causas da falta de osso?

  • A ausência de dentes prolongada.
  • A reabsorção óssea causada pela falta de dentes e pela ausência de próteses de substituição.
  • O aumento do volume do seio maxilar ou a sua pneumatização. O seio maxilar é constituído por cavidades preenchidas por ar.

Qual a solução para a ausência de osso no maxilar superior?

O procedimento médico necessário para resolver o défice de osso do maxilar superior, é a cirurgia de elevação do seio maxilar com enxerto. Estas cirurgias podem ser feitas recorrendo ou não à utilização da tecnologia Plasma Rich in Growth Factors. 

Existem riscos associados à elevação de seio?

A técnica de elevação de seio do maxilar é utilizada com frequência. Desde que executada por profissionais de saúde habilitados e experientes, é uma excelente solução, e conseguem-se excelentes resultados com o objectivo de aumentar a densidade no osso do maxilar superior.

Soluções com implantes dentários quando existe falta de osso:
  • Elevação do seio, procedimento que permite a posterior colocação de implantes dentários.
  • Enxerto de osso.
  • A técnica do ALL ON 4. Esta técnica permite colocar quatro implantes, dois inclinados, em zonas onde a densidade óssea é maior.
Saiba mais sobre implante dentário....