Avançar para o conteúdo principal

Prótese fixa

As próteses dentárias dividem-se em próteses fixas e próteses removíveis.                                                                  
As próteses fixas só se podem retirar da boca pelo dentista. As coroas dentárias de cerâmica podem ser cimentadas ao dente natural com produtos adequados ou cimentadas e aparafusadas ao implante de dente. As coroas fixas sobre dente servem para o revestir porque este por razões estéticas ou de funcionalidade ( destruído por cárie) precisa de ser reforçado. Geralmente o médico dentista especialista em prótese fixa aconselha a colocação de uma coroa de cerâmica quando a raiz do dente está em boas condições, sem quistos, e o dente está parcial ou totalmente destruído devido a cárie extensa, acidente ou frágil devido a processo de desvitalização.

Implante

No caso dos implantes dentários a prótese fixa ou coroa de cerâmica substitui o dente natural. Fica aparafusada ou cimentada ao parafuso de titânio. Normalmente utiliza-se um parafuso para ligar o pilar ao implante e um outro parafuso protético para ligar o pilar à prótese.


As próteses fixas dividem-se em coroas de cerâmica, coroas com espigão ( pivot) e pontes.
                                                              

 


Coroa de cerâmica - Prótese fixa



A coroa de cerâmica serve para envolver de forma sintética um dente natural que se encontra devastado por cárie, fracturado ou fraco devido a desvitalização. Antes de colocar a coroa de cerâmica, o dente é preparado para a receber.

A coroa de cerâmica pode ser colocada num dente do qual só reste a raiz caso esta esteja em bom estado. Para ser possível cimentar uma coroa de cerâmica sobre uma raiz utiliza-se o espigão de fibra de vidro ou de metal e confeccionado em laboratório de prótese dentária. Este espigão fará a ligação entre a raiz e o novo dente. Tem também a função de reter e de suporte dentário.

As coroas vão revestir os dentes naturais e ficam cimentadas ( fixas) sobre estes. As coroas de cerâmica além de revestirem o dente são bastante funcionais. O dente fica reforçado e bastante resistente durante a mastigação. A pessoa sente-o como um dente natural e à vista fica igual aos dentes adjacentes.

A prótese fixa sobre dente é a melhor solução para aquelas pessoas que têm raízes sãs  e dentes destruídos.
Em termos de higiene escovam-se exactamente como os outros dentes.


Ponte de cerâmica



coroa fixa
Ponte metal cerâmica









As pontes de cerâmica são constituídas por cerâmicas apoiadas na gengiva e coladas a dentes naturais ou aparafusadas a implantes.

A ponte tem no mínimo dois apoios. É possível preencher a falta de um dente, por exemplo, com uma ponte três elementos. Os elementos de cerâmica da extremidade da ponte vão colar aos dentes naturais e os outros dois elementos centrais de cerâmica da ponte denominados pônticos ficam apoiados na gengiva.

Os dentes naturais têm que ser preparados e transformados em coto para receber a coroa que o vai revestir.

As pontes e coroas são definitivamente coladas (fixadas) com cimento especial dentário.No dia a dia comportam-se exactamente como os dentes naturais permitindo falar e mastigar correctamente.


Coroas com espigão ( Pivot)


Coroa com espigão

O espigão serve para fazer a ligação do dente à coroa de cerâmica. O espigão é inserido na raiz do dente natural e a cerâmica colada ao espigão. Para este procedimento é indispensável que exista uma raiz intacta e sem infecções. A raiz deve estar sã, sem mobilidade nem quistos. 

Quando a estrutura do dente natural está muito destruída confecciona-se o espigão artificial para servir de suporte à coroa de cerâmica.


De que material são feitas as coroas ou pontes de cerâmica?


As coroas ou pontes de cerâmica, a denominada prótese fixa, é constituída por cerâmica pura , zircónio ou metal cerâmica. 

As cerâmicas puras ou zircónio são geralmente utilizadas em dentes frontais ou visíveis. O dentista recorre às coroas de cerâmica  pura em casos em que a cor translúcida seja preponderante para a estética final. 

A estrutura da coroa metal cerâmica é feita de metal no seu interior e revestida a cerâmica. São as mais resistentes, as mais económicas e por isso as mais utilizadas.


Como são feitas as coroas?




prótese fixa



O dentista tira o molde para a sua confecção e fabrico. O molde consiste numa mistura de materiais que se colocam no interior da boca da pessoa durante alguns segundos.  Permite visualizar o formato dos dentes adjacentes, assim como a falta deles; é o modelo da boca do paciente.

 A cor escolhida deverá ser de acordo e combinar com os dentes adjacentes. Regra geral é através de uma escala universal de cores, a denominada escala Vita. Para seleccionar a cor das coroas de cerâmica a serem feitas pelo técnico de prótese dentária utiliza-se esta escala de cores. Escolhe-se também  o brilho desejado.

A partir do molde dos dentes, no laboratório de prótese dentária o técnico de prótese elabora a coroa de cerâmica de acordo com as instruções do dentista. O novo dente terá um aspecto agradável, natural e luminoso. O objectivo das coroas de cerâmica é sempre o de melhorar a estética e o sorriso.


Procedimento para a confecção de uma coroa de cerâmica fixa:


Primeira etapa : A consulta para orçamento e diagnóstico é gratuita nas nossas clínicas dentárias. Na consulta gratuita de orçamento e diagnóstico através de uma radiografia panorâmica ou Digital Radiography Sistem é possível verificar a condição da raiz que vai suportar a coroa de cerâmica. Se a raiz estiver em boas condições o dente é sujeito a endodontia. É fundamental a existência de estrutura de dente.

Segunda etapa: Desvitalização e talhe do dente. Talhar um dente significa que ele vai ser preparado para receber a capa ou revestimento sintético, neste caso a coroa de cerâmica. O dente é desgastado e reconstruído em forma de coto. Tiram-se os moldes da boca para enviar para laboratório. Escolhe-se a cor da cerâmica que deverá combinar com os dentes adjacentes.

Terceira Etapa A coroa é produzida em laboratório de próteses dentárias e cimentada sobre o dente ou implante dentário com substâncias próprias nomeadamente cimento definitivo para prótese fixa.

Vantagens com a colocação de prótese fixa e coroas de cerâmica


  • A principal vantagem pelo uso de coroas de cerâmica é a estética.
  •  A coroa de cerâmica corrige imperfeições, reveste dentes cuja estética era deficiente. 
  • A resistência do dente aumenta e é possível mastigar todo o tipo de alimentos. O dente desvitalizado e fraco fica protegido e apto a exercer a função da mastigação.
  •  A coroa de cerâmica sobre dente ou implante é muito funcional e a aparência estética é excelente.
  • Contribui para uma maior auto-estima e sem dúvida melhora a qualidade de vida.


protese fixa
Cotos de dente


 Qual a durabilidade de uma coroa de cerâmica?  
                                        

Com os devidos cuidados e considerando que a sua resistência é um pouco maior que os dentes naturais, a prótese fixa pode durar dezenas de anos ou até uma vida.




Leia também...

Implantes dentários

Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…