Avançar para o conteúdo principal

Prótese removível

O que são próteses dentárias?



proteses de dentes acrílicas
Prótese dentária
As próteses removíveis retiram-se da boca a qualquer momento pela pessoa. As próteses removíveis são tiradas para higienizar ou para dormir. As removíveis dividem-se em esqueléticas e acrílicas. Ambas as próteses dentárias, acrílicas e esqueléticas são próteses removíveis.

 São fabricadas de material acrílico ou "polimetilmatacrilato". A resina acrílica é o material mais utilizado nas convencionais próteses removíveis. Este acrílico pode ser autopolimerizável ou resina de polimerização a quente. A primeira resina apresenta menor resistência e é utilizada em concertos e em acréscimo de dentes em prótese. A segunda resina, a de polimerização a quente, devido à alta resistência é a mais utilizada na confecção das próteses acrílicas.

 Prótese dentária acrílica - Dentaduras


As próteses moveis podem ser totais, compostas por doze ou catorze dentes e correspondem à totalidade de um maxilar ou mandíbula, ou parciais e preencher apenas alguns espaços alternados ou seguidos e sem dentes.
As próteses móveis denominam-se em dois tipos, esqueléticas e acrílicas.




Prótese removível
Acrílica

As próteses acrílicas são totalmente feitas neste material de cor rosa ou avermelhadas. A razão da cor é a de imitar a gengiva. Têm uma aparência de plástico.

Os dentes são escolhidos através da escala universal de cor e semelhantes a dentes naturais. O técnico de prótese dentária, em laboratório procura dar uma aparência natural. Em alguns casos corrige a estética.

São muito usadas por pessoas idosas e sem dente nenhum. Na gíria são chamadas de dentadura.


dentadura gancho
Acrílica com gancho metálico

Consistem em estruturas produzidas em material acrílico ou
combinado com metal. A estas estruturas acrílicas ou metálicas colam-se, fundem-se dentes artificiais também eles produzidos de resinas plásticas. Estes dentes são previamente fabricados; adquirem-se em tamanhos vários e de diversas tonalidades.
A dentição natural identifica-se no meio médico por números a que correspondem dentes específicos tais como os molares ou incisivos.

Os dentes de resina acrílica são seleccionados de acordo com a numeração e a  cor de forma a ficarem muito semelhantes aos dentes naturais.



Ganchos ou attachements:
As próteses acrílicas podem ter ganchos de metal. Os ganchos de metal vão prender a prótese a dentes adjacentes naturais. Com os ganchos apoiados em dentes a prótese fica estável.


Acrescentar dentes:
Quando se perdem dentes é possível acrescentar novos dentes na estrutura da prótese removível acrílica.

Rebase de Prótese :
O rebase é o procedimento para encher a prótese acrílica. Com os anos a estrutura da boca vai-se  alterando. A gengiva tende a mirrar devido a reabsorção óssea. A prótese pode ficar larga e oscilar. Através da técnica de rebase de prótese ajusta-se novamente a prótese ao maxilar enchendo-a.

As próteses acrílicas podem ser totais ou parciais



dentadura acrílica
Prótese parcial
As próteses totais substituem a arcada dentária por completo e são compostas por doze ou catorze dentes. Na gíria as pessoas referem dentaduras. São adequadas a pacientes edentulos no maxilar ou na mandíbula e que por razões de ordem económica não podem colocar implantes de dentes fixos.

Estas próteses são compostas de palato ou céu-da-boca. O palato ajuda a segurar a prótese na boca. A estabilidade de uma prótese na boca é de extrema importância.

 Esta estabilidade consegue-se através da correcta execução do trabalho em laboratório, considerando a estrutura anatómica da pessoa e o efeito de vácuo entre a gengiva e a prótese.


As próteses parciais visam substituir a falta de um ou vários dentes. A falta de dentes pode ser junta ou intercalada com dentes naturais. As próteses podem apresentar pequenos ganchos de metal que encaixam nos dentes naturais para melhor se prenderem.



Quais as vantagens das próteses acrílicas?


protese removível
Dois dentes em prótese


São bastante económicas e por isso são as mais utilizadas.A sua reparação em caso de quebrarem é muito simples desde que não aconteça a destruição total da prótese dentaria.
O aspecto é muito natural e bonito, permitem corrigir a estética
(diastemas , dentes apinhados e salientes) , o tamanho da dentição, mordida e tonalidade.



Prótese dentária Esquelética - Dentadura cromo cobalto.


Como se caracterizam as próteses esqueléticas?



O nome esquelética significa o esqueleto em metal.



Prótese removível
Esquelética
As próteses esqueléticas são compostas de metal na sua estrutura e acrílico na composição dos dentes. Os dentes são fundidos na estrutura de metal. São mais caras que as próteses removíveis devido à quantidade de metal usada no seu fabrico. Ocupam menos espaço na boca.
A adaptação às próteses esqueléticas é mais fácil. As esqueléticas são mais retentivas que as acrílicas. São aconselhadas a pacientes com dentes e gengivas sãs, sem quistos ou mobilidade. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente não é possível fazer acrescentos de dentes na sua estrutura de metal.
Se a pessoa for alérgica a metais não nobres podem fabricar-se próteses esqueléticas em ouro.

A quem se destinam as próteses esqueléticas?


Este tipo de prótese é indicado a pessoas de qualquer idade. Desde que conservem dentes naturais e gengivas saudáveis. São muito utilizadas por pessoas com falta de um ou poucos dentes porque enchem menos a boca em comparação com as acrílicas.

Quais as vantagens com o uso de esqueléticas?


  • Ocupam menos espaço na boca, por isso a sua adaptação é mais fácil. Em vez de material acrílico elas são constituídas por uma barra em metal de menor dimensão.
  • O palato ou céu da boca é reduzido causando menor incomodo e mais rápida adaptação.
  • São bastantes resistentes quando caem ao chão, a sua estrutura metálica raramente quebra. Resistem às forças mastigatórias com eficácia, se um dente fracturar é facilmente reparado.

Desvantagens das próteses esqueléticas.


  • São um pouco mais caras que as acrílicas devido à sua composição metálica que encarece este tipo de prótese dentária.
  • Nem sempre se conseguem acrescentar dentes, ou seja, quando uma pessoa é submetida a extracção dentária o médico dentista terá que avaliar individualmente a prótese existente assim como a possibilidade de acrescentar ou não um novo dente.
  • Por vezes utilizam-se ganchos metálicos para melhor as prender. Os ganchos com o passar dos anos e devido à fricção continua, podem danificar dentes naturais adjacentes, por isso fabricam-se também ganchos em material acrílico flexível que evita a destruição dos dentes vizinhos.

Quais as vantagens com o uso de próteses removíveis



  • A estética é favorecida, a pessoa preenche a falta de dentes e quando sorri assemelham-se a dentes naturais. 
  • Com o uso de próteses o rosto fica preenchido e menos encovado. A face fica agradável, mais preenchida porque a tendência para o rosto encovar desaparece. A aparência de uma pessoa torna-se mais jovem e bonita.
  • A função da mastigação também é melhorada. As próteses permitem ingerir e mastigar alimentos. Quando correctamente concebidas são excelentes para ajudar a mastigar, os alimentos são melhor triturados com a grande vantagem de uma boa digestão.
  • Depois da adaptação inicial a função fonética fica favorecida. A fala fica beneficiada e as pessoas conseguem soletrar melhor as palavras.



Desvantagens das próteses removíveis


  • Podem oscilar quando a pessoa mastiga ou fala. 
  • O acrílico embora resistente se cair ao chão pode fracturar.
  •  Este material pode durar muitos anos mas com o tempo tende a desgastar e altera a cor se a pessoa fumar ou ingerir alimentos pigmentados. O tártaro adere aos dentes artificiais da mesma forma que aos dentes naturais.


Processo da colocação de uma prótese removível

Primeira etapa:
A primeira visita nas nossas clínicas para orçamento e diagnóstico é gratuita. Nesta consulta de avaliação são analisadas questões como a condição oral, as gengivas e a retenção do maxilar. É apresentado um diagnóstico e orçamento.
Segunda etapa:
São tirados moldes a gesso da boca da pessoa para confeccionar a prótese. O modelo é tratado em laboratório e a prótese fabricada de acordo com o modelo.
Terceira Etapa:
 É feita uma prova na boca para avaliar a oclusão, ajuste e cor.
Quarta Etapa:
 Entrega do trabalho.

A melhor opção para preencher a falta de dentes são os implantes dentários. As próteses removíveis são uma opção económica para quem não tem possibilidade de colocar implantes.

Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…

Quanto tempo duram os implantes?

O implante dentário é uma excelente solução para o problema da falta de dentes. Restitui a forma e a função do dente perdido. Os implantes dentários contribuem para uma melhoria da saúde oral, aumentam a auto estima e a confiança. Os problemas psicológicos causados pela perda de dentes desaparecem.
Existem  outros dispositivos para preencher a falta de dentes tal como as dentaduras. As dentaduras são aparelhos removíveis que se colocam na boca, no maxilar superior ou mandíbula e cujo objectivo principal é ajudar na mastigação e preencher a falta de dentes. Porém, e por serem móveis, causam desconforto ao falar e mastigar. Não se comparam aos implantes dentários que por serem soluções fixas transmitem outra segurança e conforto a quem os usa. Para além do conforto e segurança podem usar-se a longo prazo. Os implantes de dentes podem usar-se durante muitos e muitos anos.



A resposta a esta pergunta é a de que os implantes dentários podem durar uma vida. Mas...apenas se as pessoas fizere…