Avançar para o conteúdo principal

Imagiologia

Ortopantomografia ou Radiografia




Ortopantomografia
Ortopantomografia



A imagiologia é uma especialidade médica. Consiste na obtenção de imagens para terapia e diagnóstico utilizando vários tipos de radiação como o raio x ou ultrassons.

É um exame complementar de diagnóstico muito importante em medicina dentária.

Através deste exame é possível visualizar articulações, a estrutura óssea e dentária do indivíduo. Através do exame e da radiografia detectam-se anomalias dentárias como granulomas, quistos ou tumores. É possível visualizar a linha de possíveis fracturas ósseas, raízes, dentes ausentes, alterados ou inclusos.

Na implantologia o exame é fundamental para avaliar a massa óssea disponível.


Ortopantomógrafo


O ortopantomógrafo é o aparelho que emite os raios-x.

Este exame não causa dor nem incómodo.

 A pessoa deve remover previamente objectos metálicos tais como próteses dentárias, adornos como brincos ou piercings.

A cabeça da pessoa é posicionada imóvel junto do aparelho e este por sua vez move-se em torno do paciente. Este exame deve ser feito por estomatologista, médico dentista ou médico radiologista.


TAC Dentária


A TAC dentária é fundamental para planear a reabilitação total com implantes dentários.

É um exame de pormenor destinado a medir o espaço da arcada dentária para avaliar a possibilidade de colocação de implantes.

É realizado num equipamento de TAC utilizando software específico para avaliação pormenorizada da zona dos maxilares ou mandíbula. É colocado um pequeno mordedor entre os dentes com o objectivo de separar ambos os maxilares.

O exame é rápido na sua execução e completamente indolor. Permite avaliar a espessura do osso, a patologia dentária e os seios maxilares. É possível visualizar imagens em 3D. Indispensável em casos complexos de cirurgia maxilo - facial.

 O exame é acompanhado de relatório do médico radiologista responsável.

Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…

Quanto tempo duram os implantes?

O implante dentário é uma excelente solução para o problema da falta de dentes. Restitui a forma e a função do dente perdido. Os implantes dentários contribuem para uma melhoria da saúde oral, aumentam a auto estima e a confiança. Os problemas psicológicos causados pela perda de dentes desaparecem.
Existem  outros dispositivos para preencher a falta de dentes tal como as dentaduras. As dentaduras são aparelhos removíveis que se colocam na boca, no maxilar superior ou mandíbula e cujo objectivo principal é ajudar na mastigação e preencher a falta de dentes. Porém, e por serem móveis, causam desconforto ao falar e mastigar. Não se comparam aos implantes dentários que por serem soluções fixas transmitem outra segurança e conforto a quem os usa. Para além do conforto e segurança podem usar-se a longo prazo. Os implantes de dentes podem usar-se durante muitos e muitos anos.



A resposta a esta pergunta é a de que os implantes dentários podem durar uma vida. Mas...apenas se as pessoas fizere…