A cirurgia implantes

Clínicas Vita Centro
Implantes dentários

Quanto tempo demora uma cirurgia ?


A colocação  demora em média 15 minutos. A cirurgia  em desdentados totais demora cerca de uma hora.

Onde se fazem as cirurgias de implantes de dentes?


A cirurgia  é feita no centro de implantologia, em um gabinete de medicina dentária preparado para esse efeito. A anestesia é local.

Que tipo de anestesias se utilizam na cirurgia ?


 A anestesia para colocação de implantes dentários é uma anestesia comum e similar às anestesias utilizadas para fazer uma restauração ou extracção de um dente. Não é necessário recorrer à anestesia geral a não ser se esta for solicitada pelo próprio candidato.

É possível desenvolver a actividade profissional depois da cirurgia ?


Depois da cirurgia de implantes de dentes a pessoa pode levar uma vida normal e trabalhar. Não sente dor alguma apenas um ligeiro desconforto. Se necessário pode recorrer a analgésicos. Existem vários medicamentos à venda em farmácias para contornar alguma dor que possa sentir após cirurgia ou no dia seguinte. A maioria das pessoas sente apenas algum desconforto. Cerca de dois após a cirurgia volta tudo à normalidade. Gradualmente poderá introduzir alimentos sólidos e desenvolver as actividades profissionais habituais.

É necessário tomar medicação antes ou depois?


A medicação é prescrita pelo profissional de saúde. É aconselhado antibiótico após a cirurgia   para prevenir o risco de infecção. Como o procedimento é uma cirurgia, regra geral, os médicos dentistas prescrevem antibiótico; é importante tomar o medicamento a horas certas e até ao final.

E depois da cirurgia ?


Durante o período de ósseo integração o "parafuso de titânio" deve ficar imóvel, em repouso e sem qualquer interferência externa. Os factores que podem dificultar a passagem das células do osso para o titânio são as infecções. Durante este período é muito importante a higiene oral. É aconselhada a escovagem de dentes após as refeições e o uso de colutórios adquiridos nas farmácias. Pessoas com periodontite sofrem um risco mais elevado de contaminação bacteriana. Por esta razão a periodontite deve ser sempre tratada antes da cirurgia.
As cargas imediatas ou " dentes no mesmo dia", devido à força apoiada no parafuso de titânio podem também interferir com o processo de fixação. Por isso a carga imediata nem sempre é aconselhada.

Cada caso é um caso. As instruções e recomendações do profissional de saúde são importantes para o seu caso em particular.

  A recuperação é difícil?



Não. O período pós operatório é importante para acelerar a cicatrização. O médico fará as recomendações necessárias e adequadas ao seu caso. Deverá manter uma compressa durante cerca de 15 minutos no local. Não tocar com os dedos ou com objectos para evitar as infecções. Não deve beber álcool nesse dia e diminuir o consumo de tabaco se for fumador.

No mesmo dia e seguintes os dentes devem ser escovados cuidadosamente com uma escova de dentes macia principalmente no local magoado. Deverá aplicar gelo envolvido num pano.

Que alimentos posso comer?


Pode comer tudo o que quiser nesse dia, depois de passar o efeito da anestesia. Aconselhamos vivamente alimentos  moles e frios tais como gelados, fruta, iogurtes, batidos e pratos fáceis de mastigar.


Quando se coloca o dente artificial ou coroa de cerâmica?


O processo protético requer a ida à clínica de pelo menos duas ou três vezes. Quando se verificam as condições ideais, ósseo integração e tecidos aptos para receber a força do novo dente, dentista e técnico de prótese dentária elaboram a cerâmica. Nesta fase são feitas provas para atingir a perfeição estética e funcional.

A cirurgia é dolorosa?


Não sente nenhuma dor e o desconforto é mínimo.  A cirurgia é feita com o auxilio de um aparelho denominado motor de Implantologia. Poderá sentir uma ligeira pressão e consegue ouvir um pequeno ruído vindo do motor a trabalhar.


Quanto tempo dura um tratamento?


O tratamento com implantes dentários pode durar uma vida. A longevidade de este tratamento  depende da higiene oral, doenças sistémicas e o controlo periódico no dentista. As consultas de manutenção e controlo são muito importantes.

Se não tiver osso ?


Existem procedimentos adequados para preencher a falta de osso tal como a regeneração óssea guiada. Através de técnicas específicas é possível acelerar o crescimento ósseo, aumentar espessura e altura do osso do maxilar ou da mandíbula.

Onde se fabricam ?


As fábricas  são indústrias de última geração. Cada modelo é estudado ao pormenor. São tecnicamente evoluídos e protegidos por patentes registadas. Portugal ainda não fabrica implantes dentários. Desta forma os nossos centros de Implantologia importam do exterior.

Como devo higienizar os "dentes artificiais"?


Devem ser lavados e escovados com dentífrico como se fossem dentes naturais. É importante o uso de fio dentário para prótese fixa e implantologia. A diferença do fio é o facto das suas extremidades serem rígidas. As pontas ou extremidades entram e deslizam nos orifícios estreitos entre os implantes, a gengiva e a prótese. A utilização de maquina de jacto de água melhora a higiene oral. Com um fio de água e através de um aparelho moderno são eliminados restos de alimentos em locais de difícil acesso.

Tenho medo de ir ao dentista....


Os nossos dentistas são especializados e experientes em medicina dentária e cirurgia oral. São médicos com vasta experiência clínica. Cada caso é estudado minuciosamente de forma a que o resultado final seja brilhante. Geralmente depois do primeiro contacto as pessoas perdem o receio.

Quem pode ser candidato ?


Todas as pessoas podem ser candidatas desde que tenham osso disponível. Se não houver osso suficiente existem diversos procedimentos para ultrapassar o problema. A cirurgia é uma solução para repor o osso reabsorvido. Quando se perdem dentes existe um intenso processo de reabsorção do osso onde estavam os dentes. Para recriar o osso perdido pode ser necessário realizar uma cirurgia de enxerto de osso. Em alguns casos pode ser feita a cirurgia de enxerto e implantes dentários, em outros casos pode ser necessário aguardar cerca de seis meses para consolidação do novo osso.

Quais as vantagens ?


As vantagens com o seu uso são principalmente as de se assemelharem a um dente natural. O dente fica fixo e permite melhorar a aparência e a imagem. Por outro lado  permitem comer todo o tipo de alimentos sem qualquer constrangimento. São mais resistentes que as próteses removíveis. Com a implantação o problema da recessão óssea deixa de existir pela falta de dentes.

Quais as vantagens das próteses fixas?


As próteses suportadas pelos parafusos de titânio ficam fixas no maxilar ao contrário das próteses removíveis em que o próprio as pode retirar. Estas próteses fixas não têm céu-da-boca (palato) como as próteses removíveis. A questão da adaptação às próteses sobre implantação quase não se coloca. A pessoa recupera a imagem, a fonética e a fala ficam melhoradas.

Leia mais sobre implantes dentários no Porto e implantes dentários em Lisboa .
Leia mais sobre dentes em 1 dia....