Avançar para o conteúdo principal

Saúde dos dentes


 Clínicas dentárias


Os dentes e gengivas saudáveis, além de ser uma mais valia social ajudam também a combater os principais problemas de saúde.
Estudos mundiais revelam que uma ligeira doença das gengivas é suficiente para acelerar o funcionamento do sistema imunitário, alimentando a ligeira inflamação crónica que contribui para o entupimento das artérias, elevados níveis de açúcar no sangue ( glicose) e até doença de Alzheimer.
É maravilhoso mostrar um sorriso de bochecha a bochecha, trincar uma maçã sumarenta ou beijar as pessoas que amamos. Contudo, manter uma boa saúde oral torna-se mais difícil com a idade. No entanto é possível manter dentes saudáveis ao longo de toda a nossa vida.

O que a acontece aos nossos dentes com o passar dos anos?



  •  A maior parte dos idosos sofre de gengivas retraídas. As gengivas retraídas são o sintoma inicial da doença das gengivas ou periodontite.
  •  A segregação natural da saliva que ajuda a limpar a boca declina com a idade. A toma de medicamentos para tratar doenças da idade reduzem a produção de saliva. A menor quantidade de saliva origina o aparecimento de partículas microscópicas de alimentos e bactérias, a vulgar chamada placa.
  •  A placa aumenta o risco de cárie nos idosos.
  •  A sensibilidade do nervo dos dentes vai diminuindo e poderá demorar mais tempo a sentir a dor que indicia o aparecimento de cáries.


Como manter dentes e gengivas saudáveis?


Escove os dentes no mínimo duas vezes por dia e use fio dental. Se possível use uma escova de dentes eléctrica. As escovas de dentes eléctricas eliminam melhor a placa do que as escovas manuais e o desgaste do esmalte do dente é menor. Dois minutos a escovar os dentes  é suficiente para remover a maior parte da placa.

Devo lavar a língua?


Sim. Use a escova de dentes para remover a película que se forma sobre a sua língua. Além de melhorar o hálito reduz o sangrar das gengivas. Lavar a língua ajuda a remover as bactérias e diminui a possibilidade de doença periodontal.

Para que servem os elixir orais?


Bocheche de manhã para melhorar a saúde das gengivas e à noite para melhorar a saúde dos dentes. Bochechar de manhã com um elixir oral anti-bacteriano reduz o risco de doença das gengivas. Se sofre de cáries recentes e sobretudo se bebe agua sem flúor ou se sofre de boca seca deverá utilizar um elixir com fluor à noite.

Tenho muita tendência para cáries, o que devo fazer?


Existe um gel especial de flúor de longa duração para proteger os seus dentes e evitar as cáries. Esse gel é aplicado no consultório do dentista.

O açúcar é prejudicial para os nossos dentes?


Sim. Evite bebidas gaseificadas mesmo as colas de dieta. O açúcar nas bebidas é prejudicial para os nossos dentes mas as bebidas gaseificadas com adoçantes artificiais também contêm ácidos fortes que podem desgastar o esmalte protector dos dentes.

Que bebidas são amigas dos nossos dentes?


A água ou chá caseiro gelado sem adoçantes ( segundo alguns trabalhos de investigação o chá pode ajudar a prevenir a doença das gengivas)

Quais os alimentos amigos da nossa dentição natural?


Os mais saudáveis e aqueles que melhor combatem as doenças são as frutas, legumes, cereais integrais, frutos secos. Termine as refeições com queijo ou leite para ajudar a neutralizar o ácido de certos alimentos como as bebidas gaseificadas.

A pastilha elástica  é prejudicial para as cáries?


Mastigue pastilha elástica com xilitol que é um açúcar presente em muitas plantas e frutas. Ajuda a baixar os níveis de ácidos fabricados por bactérias que produzem cáries.

Porque sangram as minhas gengivas?


Esteja atento aos sinais da doença das gengivas tais como gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis, gengivas retraídas, mau hálito persistente, dentes soltos ou a separarem-se. Se está a sangrar certifique-se que usa correctamente a escova ou o fio dental.

Devo marcar consultas regulares?


Deve respeitar os intervalos entre as consultas recomendado pelo seu dentista. Informe-se se deve fazer uma limpeza profissional para remover o tártaro.

O que significa alterações de cor?


Alguns dentes escurecem naturalmente com a idade mas também podem escurecer devido a tártaro ou periodontite. As manchas na superfície dos dentes pode ser causada por antibiótico ou por medicamentos.

O sono interfere com a saúde dos dentes?


Falta de sono, níveis de stress elevados e tabagismo prejudicam a imunidade contribuindo para a doença das gengivas.




Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…

Quanto tempo duram os implantes?

O implante dentário é uma excelente solução para o problema da falta de dentes. Restitui a forma e a função do dente perdido. Os implantes dentários contribuem para uma melhoria da saúde oral, aumentam a auto estima e a confiança. Os problemas psicológicos causados pela perda de dentes desaparecem.
Existem  outros dispositivos para preencher a falta de dentes tal como as dentaduras. As dentaduras são aparelhos removíveis que se colocam na boca, no maxilar superior ou mandíbula e cujo objectivo principal é ajudar na mastigação e preencher a falta de dentes. Porém, e por serem móveis, causam desconforto ao falar e mastigar. Não se comparam aos implantes dentários que por serem soluções fixas transmitem outra segurança e conforto a quem os usa. Para além do conforto e segurança podem usar-se a longo prazo.

Está a pensar colocar implantes dentários para substituir dentes perdidos ? Imagina quanto tempo podem durar? Será que podem durar décadas desde o dia em que são fixos no osso maxilar…