Avançar para o conteúdo principal

Cheques-dentista

Cheques dentistas em Lisboa e Setúbal



Cheques dentista Lisboa
O que são cheques-dentista?


Os cheques dentista são guias, documentos, entregues pelas escolas públicas e médico de família.

Essas guias ou cheques-dentista permitem cuidados de medicina dentária em clínicas especializadas na prevenção da saúde oral.



O que é o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO)?


É um programa do Ministério da saúde. O Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, permite a alguns segmentos da população portuguesa o acesso gratuito a clínicas dentárias. Esses cheques-dentista são comparticipados na totalidade pelo Ministério da Saúde. 
Os segmentos da população abrangidos pelos cheques-dentista são:

·         Crianças e jovens -Crianças ou jovens que frequentem escolas públicas ou instituições privadas de solidariedade social. Estão incluídas as crianças com menos de 7 anos de idade que podem utilizar até 2 cheques-dentista, crianças com 10 anos podem utilizar até 2 cheques e jovens de 13 anos até 2 cheques-dentista.

·         Grávidas - As grávidas que estão a ser seguidas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem ser indicadas pelo médico de família. Existem critérios na selecção e algumas restrições clínicas para os tratamentos dentários. Para a emissão das guias, a grávida precisa de uma declaração médica que ateste a gravidez. As grávidas podem usar até 3 cheques-dentista. A execução dos tratamentos deve terminar até 60 dias após a data prevista do parto.

·          Idosos- Existe uma linha específica para o pagamento de próteses dentárias. Os beneficiários do sistema solidário para idosos têm direito a benefícios de saúde específicos tais como o reembolso financeiro até 75% da despesa na aquisição e reparação de dentaduras e próteses dentárias. Esse reembolso tem um limite máximo de 250 Euros por cada período de três anos.

·         Doentes com a infecção VIH/SIDA- Estes doentes são referenciados pelo médico de família e também têm direito a cheques-dentista.

A emissão de cheques-dentista subsequentes depende sempre da emissão do primeiro cheque-dentista e conclusão desse tratamento.

O que devo fazer para beneficiar dos cheques-dentista?


Em primeiro lugar deve contactar o seu médico de família e mostrar interesse em usufruir deste benefício. O médico de família irá entregar o seu primeiro cheque-dentista. Em alguns casos pode seguir por correio para a sua morada ou ainda ser levantado no balcão do seu centro de saúde.

Os cheques pagam todos os tratamentos dentários?


Na primeira consulta de medicina dentária, o médico dentista ou estomatologista estabelece um plano de tratamento. Os cheques-dentista vão pagar apenas o que estiver previsto nesse plano.

Os cheques-dentista abrangem tratamentos de ortodontia?


Não. Os cheques-dentista não abrangem aparelhos dentários ou tratamentos ortodônticos. Estão incluídos tratamentos dentários generalistas.

Os cheques dentista têm prazos de validade?


Sim. Os cheques dentista têm um tempo previsto para se efetuarem os tratamentos. O prazo consta sempre na guia respetiva. Ultrapassando o prazo previsto na lei os cheques-dentista já não podem ser utilizados.

Os cheques-dentista abrangem tratamentos com implantes dentários?


Não. Os tratamentos com implantes dentários não estão incluídos no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral.



Informe-se sobre os cheques-dentistas nas nossas clínicas em Lisboa, Setúbal e Porto.

Cheques dentista Lisboa.

Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…

Quanto tempo duram os implantes?

O implante dentário é uma excelente solução para o problema da falta de dentes. Restitui a forma e a função do dente perdido. Os implantes dentários contribuem para uma melhoria da saúde oral, aumentam a auto estima e a confiança. Os problemas psicológicos causados pela perda de dentes desaparecem.
Existem  outros dispositivos para preencher a falta de dentes tal como as dentaduras. As dentaduras são aparelhos removíveis que se colocam na boca, no maxilar superior ou mandíbula e cujo objectivo principal é ajudar na mastigação e preencher a falta de dentes. Porém, e por serem móveis, causam desconforto ao falar e mastigar. Não se comparam aos implantes dentários que por serem soluções fixas transmitem outra segurança e conforto a quem os usa. Para além do conforto e segurança podem usar-se a longo prazo. Os implantes de dentes podem usar-se durante muitos e muitos anos.



A resposta a esta pergunta é a de que os implantes dentários podem durar uma vida. Mas...apenas se as pessoas fizere…