![]() |
Implantes dentários/ Terceira idade |
A colocação de implantes de dentes em pacientes da terceira idade deve estar sujeita à observação da saúde em geral do paciente por parte do médico dentista, implantologista.
Com a evolução da medicina em geral a esperança de vida aumenta. Porém, o aparecimento de doenças sistémicas e o aumento de medicamentos contribuem para o aparecimento de cáries, periodontite e a consequente perda de dentes.
Uma boa saúde oral está directamente relacionada com a saúde em geral do indivíduo. A ausência de dentes reduz a capacidade de mastigar. A falta de dentes pode também significar uma má imagem e a perda de auto estima, isolamento e depressão.
Na terceira idade, existe uma grande procura pelas próteses suportadas por implantes dentários porque é principalmente nesta idade que as pessoas perdem dentes e a adaptação a próteses removíveis é mais difícil.
Estudos sobre esta matéria indicam que este tratamento é adequado à terceira idade. A regeneração óssea processa-se da mesma maneira que a de um paciente jovem. O estado geral de saúde do candidato é um factor a considerar, nomeadamente a diabetes e a hipertensão; regra geral, não existem contra indicações ao tratamento fixo.