Inovação Medicina Dentária






Formação na Medicina Dentária



A Implantologia requer um grande investimento em equipamento, material e principalmente na formação do profissional de saúde. Este deve manter-se informado sobre a evolução das técnicas disponíveis. Se conseguir fazer muito bem o que gosta essa é uma grande vantagem.

Não basta, após conclusão do curso de medicina dentária fazer um curso ou dois de especialização. O profissional habilitado a utilizar implantes deve estar sujeito a uma formação mais extensa. A experiência obtida com um grande número de casos com sucesso é fundamental para a utilização dos zigomáticos por exemplo.
 A implantologia é uma área exigente e o profissional de saúde deve estar preparado para a executar com arte e sabedoria. A preparação é permanente e sujeita a actualizações constantes. A experiência obtida com a prática clínica  é muito importante.


Tratamentos menos invasivos


As intervenções cirúrgicas já podem ser realizadas de forma segura sob anestesia local. É possível complementar a anestesia local com técnicas de sedação consciente. Estas técnicas e anestesias tornam a cirurgia confortável para o paciente, assim como, minimizam qualquer tipo de desconforto.
O tempo da cirurgia é geralmente de quinze minutos, no entanto, o trabalho do profissional de saúde não começa nessa altura. O profissional planeia o caso com estudo prévio escolhendo o local e o tamanho do implante dentário.

A imagiologia

 

A radiologia desde à alguns anos passou a chamar-se de imagiologia devido às diferentes técnicas de tratamento das imagens.
As novas técnicas como a cirurgia guiada permitem aplicar o tratamento com facilidade. É possível programar a cirurgia e o local. A implantologia simplifica-se, torna-se previsível e muito mais rápida.
Com as radiografias panorâmicas é possível planear o tratamento dentário, verificar a quantidade e qualidade de osso disponível para um tratamento fixo.

Nova geração de materiais 


Com as novas tecnologias e o aparecimento de implantes dentários associados a tecnologia de ponta, torna-se possível obter dentes funcionais de imediato.
A implantologia actual está sempre em constante inovação e mudança. As empresas produtoras de estes materiais  procuram estar sempre "à frente" e periodicamente são apresentadas novidades para tornar os tratamentos dentários cada vez mais eficazes e funcionais. Cada marca ou fabricante tenta apresentar características próprias para se distinguir da concorrência.