19/07/18

Plasma e regeneração óssea



O plasma rico em plaquetas acelera naturalmente o processo de regeneração óssea; contribui para agilizar o processo de cicatrização e crescimento dos tecidos envolventes.

Existem diversas formas de obter o plasma rico em plaquetas. O procedimento consiste na separação e concentração das mesmas e os fatores de crescimento que elas contêm.

O sangue é de extrema importância na função biológica do homem. Cerca de 50% é formado por células, euritrócitos, leucócitos e plaquetas. A outra metade é constituída por um liquido aquoso amarelado que contém sais minerais, proteínas, açucares e gorduras. As plaquetas são pequenos fragmentos de células não nucleadas e têm grandes reservatórios de fatores de crescimento.
O uso do fator de crescimento é considerado por variadíssimos autores como um marco na medicina em geral. Particularmente na medicina dentária utiliza-se para corrigir defeitos ósseos, aumento do rebordo alveolar, enxertos e levantamento de seio.

Quais os benefícios do plasma rico em fatores de crescimento?

·         Tem efeitos positivos no processo de cicatrização de forma quantitativa e qualitativa.
·         Promove a função dos fibroblastos e osteoblastos .
·         Promove também a aceleração dos fatores de crescimento em outras células tais como os macrófagos.

Qual  a técnicas para obter o plasma rico em plaquetas?

O sangue é colhido em sistema de vácuo usando tubos de 5 ml com solução anticoagulante. Os tubos são posteriormente centrifugados e o sangue é separado em três componentes básicos; glóbulos vermelhos na parte inferior do tubo, plasma rico em plaquetas no meio do tubo e plasma pobre em plaquetas na parte superficial do tubo. Existe um tempo de cerca de 20 minutos para se formar o gel de plasma rico em plaquetas. É depois aplicado durante a cirurgia na área do defeito.

Existem riscos ou contra indicações na utilização do plasma?

A escolha do paciente é principalmente baseado na ausência de doenças locais ou sistémicas que possam contra indicar o tratamento. Excluem-se pessoas com estados hipovolémicos graves, isquémia miocardia, angina instável , doença coronária, sepsis e outras. Não existe risco de infeção ou de transmissão de doenças.

Conclusão sobre os fatores de crescimento :

A técnica para a obtenção do plasma rico em plaquetas é de fácil execução e pode ser feito em ambulatório. Não necessita de pessoal especializado nem material especifico. Tem um custo acessível e a sua preparação é rápida e fácil de executar. O plasma é uma excelente solução para acelerar a regeneração óssea.

Fontes bibliográficas: webmd,wikipedia