12/05/18

Zirconia ou coroa de cerâmica?

A coroa dentária é uma excelente solução para pacientes que têm dentes muito deteriorados. É também solução para dentes mal posicionados ou tortos. Quando já não é possível reconstruir o dente e a raiz está em boas condições, a coroa dentária resolve o problema.

As coroas são cimentadas em dentes que depois de talhados podem suportar o novo dente ou em implantes dentários.

Quando se coloca uma coroa no nosso próprio dente?

As principais razões são as seguintes:
  1. Depois do tratamento desvitalização, quando a raiz do dente está saudável e sem infeções.
  2. Quando o dente está muito danificado e já não pode ser reconstruído com resina.
  3. Um ou mais dentes estão mal posicionados e essa deformidade não pode ser tratada com aparelhos dentários. Muitas pessoas recorrem às coroas para melhorar o sorriso.

Procedimento para preparar o dente antes de colocar a coroa

  • Trata-se o canal radicular. Faz-se a desvitalização ou endodontia que consiste na remoção do nervo. É o nervo que causa dor. Por isso antes de colocar uma coroa, na maioria dos casos procede-se ao tratamento da raiz.
  • O dentista talha o dente e faz um falso coto ou aproveita o próprio dente destruído para reconstruir o suporte onde a coroa irá assentar.
  • A coroa é cimentada ao dente preparado.

Como se coloca uma coroa no implante dentário?

  • Depois da cirurgia e após integração do implante no osso, tiram-se modelos a gesso do maxilar e enviam-se para laboratório para o fabrico da coroa.
  • A coroa é fabricada por um técnico de prótese dentária através da tecnologia Cad/ Cam.
  • Fazem-se provas, escolhe-se a cor desejada. A nova coroa deve ser da mesma cor dos dentes em redor.
  • Entrega-se a coroa que é cimentada ao dente ou ao implante.

Qual a melhor solução? Zirconia ou cerâmica?

Ambas as soluções oferecem um tratamento com qualidade. A maioria das pessoas escolhe a metal cerâmica que é ligeiramente mais barata. Porém em dentes frontais a escolha é a zirconia.
São excelentes soluções mas existem algumas diferenças entre elas.

A estética 

Ambas são muito bonitas, no entanto, a coroa de zirconio é mais translucida e tem por isso um aspeto um pouco mais natural.

O preço

A coroa mais barata é a metal cerâmica que é composta por metal no seu interior e coberta a cerâmica. As coroas de cerâmica pura e zirconio são um pouco mais caras. Se o paciente for alérgico a algum metal o ideal é que escolha a zirconio porque é livre de alergias.

Durabilidade das coroas dentárias

Ambas duram muito tempo. Consideramos que a zirconia é um pouco menos resistente. No entanto, a coroa metal cerâmica tem metal no seu interior, é por isso muito resistente mas a cerâmica pode lascar.
Não se preocupe com isso porque a reparação é um procedimento simples tanto num caso como no outro. 
Tal como os nossos dentes que quebram, as coroas também podem quebrar. 
Certos alimentos muito duros tais como as castanhas piladas ou amêndoas da Páscoa podem danificar os nossos dentes e também as coroas.