17/08/18

As soluções em implantologia



A implantologia é uma área da medicina dentária dedicada a reabilitar desdentados ou pessoas com falta de dentes. O implante dentário é um pequeno parafuso em forma de rosca, substitui a raiz de um dente e é compatível com o sistema humano. Existem várias soluções na área da implantologia para reabilitar desdentados parciais ou totais. 

Que tipo de soluções existem em implantologia?

All on 4 Implantes Dentários




A técnica ALL-ON-4 permite a pessoas sem dentes , total ou parcialmente desdentadas e com atrofia do osso do maxilar, ou seja, com grande défice  óssea,  serem reabilitadas com 4 implantes. 

A grande vantagem é não ser necessário  recorrer a técnicas de enxertos de osso ou de elevação de seio.


O procedimento consiste em inserir dois implantes inclinados até 30% graus na zona posterior onde existe a tal falta de osso e dois implantes no sector anterior. Aos implantes aparafusa-se próteses fixas (fabricadas de acrílico, as denominadas dentaduras) ou as coroas ou pontes de cerâmica.

Implante unitário fixo ou múltiplos para preencher a falta de um ou mais dentes


O implante unitário preenche a falta de um dente. Se lhe falta um dente apenas e não se adapta a próteses removíveis, a técnica do implante unitário é a indicada para si.
 Ao implante unitário e após ósseo integração, é  aparafusada ou cimentada uma coroa dentária. Com este procedimento  a falta de uma peça dentária é preenchida. E possível substituir a falta de dois , três ou mais dentes com a inserção de dois ou três ou mais implantes. Utilizam-se pontes de cerâmica e pônticos assentes na gengiva cujas extremidades são aparafusadas ou cimentadas a  implantes.

Implantes zigomáticos o que são?


Esta técnica utiliza-se quando não existe mais nenhuma alternativa para resolver o problema da falta de osso no maxilar superior. Tiram-se radiografias tais como a TAC que fornece imagens a três dimensões.
Só o dentista pode aconselhar a inserção de implantes zigomáticos. É feito com anestesia geral e em ambiente hospitalar. Planeia-se a parte protética da reabilitação oral. A técnica consiste essencialmente na introdução de dois implantes no maxilar superior. Estes implantes são ligeiramente mais compridos que os habituais e são fixos no osso zigomático das maças do rosto.

Os benefícios dos implantes dentários


1.A face fica mais harmoniosa:

Os implantes contribuem para preservar o osso maxilar  e por conseguinte evitam a deterioração da estrutura da face que com a ausência de peças dentárias tem tendência para encovar. A face com o tratamento fixo fica mais preenchida , harmoniosa e bonita. A pessoa parece mais nova e mais atraente.

3. O sorriso é mais bonito:

Este tratamento de medicina dentária ajuda a disfarçar as rugas da face, esta fica mais preenchida. Os lábios têm tendência a ficar mais finos devido à deterioração dos maxilares. Com o tratamento a pessoa readquire um sorriso confiante e agradável. A aparência melhora.

4.Desaparece a dificuldade em mastigar alimentos:

Com o tratamento fixo, desaparece o desconforto das suas dentaduras que oscilam com a mastigação. O embaraço e o constrangimento ao falar e comer, são eliminados. Vai fica mais confiante e seguro porque consegue falar melhor e mastigar os alimentos com facilidade.
Os possíveis problemas gastro intestinais causados pelos alimentos duros deixam de existir.O organismo funciona melhor.

5. Os implantes podem durar uma vida:

Ninguém sabe exactamente quanto tempo duram os seus implantes dentários. Existem casos  de pessoas que os usam à mais de quarenta anos.
A durabilidade dos implantes dentários depende dos cuidados a ter com a sua higiene e as visitas de rotina no dentista.

Tal como um automóvel que precisa de manutenção, os implantes também precisam de cuidados.
Se a higiene dentária for regular e se a pessoa não for portadora de doenças sistémicas graves, os implantes podem durar muitos e muitos anos ou até uma vida.

A durabilidade dos implantes depende de si. O segredo é cuidar do seu tratamento dentário.

Fonte: Canadian Dental Association