Edentulismo

falta de dentes
Edentulismo   

O que é o edentulismo?


A palavra edentulismo significa ausência de dentes: pode ser parcial ou total.

Porque se perdem as peças dentárias?


 É um problema que atinge todas as pessoas a nível nacional e mundial. O edentulismo está relacionado com a falta de higiene oral assim como acidentes e traumatismos, doenças orais como a periodontite e cáries. O factor mais importante e inevitável é a idade. Com o envelhecimento aumenta a probabilidade de se perderem peças dentárias. Na terceira idade, a mobilidade dos dentes associada a doenças orais crónicas ou não, tais como a gengivite avançada, pode influenciar a saúde dos dentes permanentes.

Como atinge a perda de dentes a população?


O problema da ausência de dentes varia de acordo com as condições económicas, raças, povos e de acordo com a idade das pessoas . Mesmo em países desenvolvidos como a Suécia ou os Estados Unidos da América a taxa de pessoas desdentadas é muito elevada na terceira idade.

A Ordem dos Médicos Dentistas , entidade que regula o sector, refere que  o edentulismo em Portugal  afecta cerca de 60 % da população com mais de sessenta cinco anos de idade. O nosso país apresenta uma das maiores taxas de falta de dentes de toda a Europa.

Quais as consequências?


  • Devido à dificuldade de mastigação e de triturar os alimentos pode causar ulceras gástricas e problemas intestinais.
  • A imagem fica menos favorecida, a face encovada, aumenta a dificuldade em pronunciar as palavras.
  • As pessoas ficam envergonhadas, escondem o problema através do isolamento muitas vezes associado a depressão.

Quais as medidas para a sua prevenção?


Embora esteja relacionado com o envelhecimento natural do ser humano , este problema pode ser evitado ou adiado através de orientação especifica e cuidados preventivos da saúde oral tal como as idas ao dentista, o tratamento de doenças sistémicas como a diabetes , uma boa alimentação e cuidada higiene oral. 
Uma boa manutenção e tratamento dos dentes ao longo da vida de um individuo pode contribuir para uma maior preservação das peças dentárias.

Quais os apoios concedidos em Portugal?


Embora  já se tenha criado, a nível institucional, o apoio ao idoso, através da possibilidade de utilizar o cheque dentista em clínicas dentárias, muitas pessoas não são candidatos a esse apoio nem foram abrangidas .
 Seria muito interessante que as medidas governamentais incluíssem a prevenção e o aumento dos apoios concedidos aos mais desfavorecidos através da criação de linhas especiais para o tratamento fixo ou a aquisição de dispositivos removíveis contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida dos edentulos no nosso país.