Avançar para o conteúdo principal

O sorriso no idoso


implante no idoso
O avanço da medicina e da ciência originaram o aumento da longevidade do ser humano e o aumento da expectativa do tempo de vida.
A população mundial tende a envelhecer porque a natalidade também diminui e além disso a medicina e os seus tratamentos contribuem para que as pessoas vivam mais anos.
 Em Portugal estima-se que os idosos sejam cerca de 32% da população total do nosso país.

O que é a odontogeriatria?

É uma especialidade da medicina dentária que trata e previne as doenças orais nas pessoas idosas.  É uma recente especialidade, especialmente criada para estudar e tratar todos os problemas orais relacionados com  pessoas na terceira idade.

Como a população de idosos cresceu significativamente nos últimos anos considerou-se essencial que o idoso fosse submetido a tratamentos correctos e adequados de forma a que fossem eficazes e proporcionassem o maior conforto possível contribuindo assim para uma maior qualidade de vida.

Quais os principais problemas orais nos idosos?

  • Cárie.
  • Doença das gengivas.
  • Xerostomia ou boca seca.
  • Diminuição do paladar 
  • Falta de dentes.

Quais as principais doenças que provocam perda de dentes no idoso?


Os principais problemas no idoso  que levam a perder dentes são os que se relacionam com a gengiva e o osso do maxilar que suporta os dentes; as doenças  periodontais.
A cárie dentária é também frequente e não tratada pode  afectar todo o organismo incluindo a perda de dentes.

Os problemas orais afectam o organismo em geral?


Sem dúvida. Muitos idosos desconhecem que as doenças orais tais como a cárie influenciam todo o organismo em geral. Pode agravar e despoletar a tensão alta ou hipertensão, agravar a diabetes, os problemas de origem cardíaca, a pneumonia.

Os idosos podem submeter-se a implantes dentários?


Existem protocolos  especialmente criados a pensar nos idosos tais como a dentadura fixa em dois suportes. Este procedimento permite criar estabilidade nas próteses removíveis acrílicas e fixá-las com sucesso.  Existem outros tipos de tratamento em Implantologia adequada a pessoas da terceira idade.

Qual o tipo  mais indicado?


O implante adequado é aquele que for indicado pelo médico de acordo com o caso específico. O medico irá avaliar a saúde do idoso, equacionar os riscos, fazer um estudo e aconselhará o tipo mais indicado.

Os enxertos ósseos são aconselhados a idosos?


Podem fazer-se cirurgias de enxerto de osso nos pacientes idosos tais como em qualquer outra pessoa. O importante é que o idoso não tenha problemas de saúde graves que possam ser impeditivas do procedimento. Hoje em dia utiliza-se osso artificial produzido em laboratórios e adequado a todas as idades adultas.

Quais as vantagens dos implantes dentários nos idosos em substituição das próteses?


  • Com este tratamento  o idoso consegue mastigar melhor os alimentos. Sente como se fossem os seus dentes. As próteses removíveis acrílicas oscilam e não permitem mastigar com a mesma eficiência. Estas, são no entanto, uma boa alternativa a quem não pode colocar implantes e precisa de preencher a falta de dentes.
  • A outra vantagem é o de ser possível mastigar alimentos rijos, ricos e fibrosos que podem ajudar a diminuir a obstipação intestinal. A dieta no idoso será mais equilibrada e diversificada ajudando a superar as doenças próprias da idade.
  • Ajuda na reinserção social, aumenta a auto-estima do idoso e diminui a sua tendência para o isolamento. 

Quais as desvantagens do tratamento no idoso?


  • A desvantagem pode ser o preço. Este é um pouco mais elevado do que as tradicionais dentaduras. Ainda assim o preço tem vindo a diminuir nos tratamentos. Clínicas especializadas como a nossa apresentam preços muito ajustados. No entanto, os idosos dependem quase sempre exclusivamente da reforma e por isso têm dificuldade em suportar o custo do tratamento fixo. Alguns recorrem ao auxilio financeiro de familiares.

Conclusão sob o tratamento no idoso


Os implantes dentários são benéficos para a saúde oral e geral  do idoso. Contribuem para a  correta trituração dos alimentos evitando  problemas de saúde em geral e em particular tais como os digestivos e as doenças gastrointestinais.

Desenvolveram-se protocolos específicos tal como a dentadura fixa suportada por parafusos de titânio. Quando o idoso tem défice de osso na mandíbula o tratamento fixo permite segurar a prótese removível inferior dando-lhe mais estabilidade e tornando a função mastigatória mais eficiente.

Outros tratamentos fixos estão disponíveis e são adequados para esta idade. De uma maneira geral podemos concluir que a saúde do idoso fica beneficiada  e mais forte.

A implantação  é preventiva nas doenças sistémicas dos idosos, contribui para a sua integração social , psicológica e funcional.

Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…

Quanto tempo duram os implantes?

O implante dentário é uma excelente solução para o problema da falta de dentes. Restitui a forma e a função do dente perdido. Os implantes dentários contribuem para uma melhoria da saúde oral, aumentam a auto estima e a confiança. Os problemas psicológicos causados pela perda de dentes desaparecem.
Existem  outros dispositivos para preencher a falta de dentes tal como as dentaduras. As dentaduras são aparelhos removíveis que se colocam na boca, no maxilar superior ou mandíbula e cujo objectivo principal é ajudar na mastigação e preencher a falta de dentes. Porém, e por serem móveis, causam desconforto ao falar e mastigar. Não se comparam aos implantes dentários que por serem soluções fixas transmitem outra segurança e conforto a quem os usa. Para além do conforto e segurança podem usar-se a longo prazo. Os implantes de dentes podem usar-se durante muitos e muitos anos.



A resposta a esta pergunta é a de que os implantes dentários podem durar uma vida. Mas...apenas se as pessoas fizere…