Zircónio

O que são implantes dentário de zircónio?


O zircónio consiste numa cerâmica muito resistente e de cor branca. É geralmente utilizado em laboratórios de prótese para a produção de coroas dentárias.
Recentemente utiliza-se este material no fabrico de implante dentário. Destaca-se pelas óptimas propriedades mecânicas e biológicas. Trata-se de uma matéria prima  sem toxicidade e o risco de alergia é quase nulo.


O material mais utilizad é o titânio. Durante cerca de quatro décadas, o titânio, tem sido alvo de intensas investigações e de desenvolvimento com comprovado sucesso.

Recentemente surgiram os de cerâmica, nomeadamente zircónio.
 Já se colocam em certos países da América e Brasil. Contudo os primeiros, foram introduzidos à cerca de cinco anos. Ainda são precisos estudos para comprovar a sua durabilidade e aplicação. Os que existem não são conclusivos por se tratar de uma inovação.
A principal vantagem é a estética devido à sua cor branca. São uma alternativa aos tradicionais de titânio em casos em que a estética é um factor essencial.

Os implantes de zircónio estão livres de metal e quando existe recessão gengival a estética é maior.
Ao contrário dos de titânio que são compostos por duas peças, implante e pilar, os de zircónio são uma peça única. Por se tratarem de uma única peça a estabilidade da prótese pode aumentar.