Avançar para o conteúdo principal

Agenesia dentária


implante dentario
Agenesia dentária

Em que consiste a agenésia e quais os tratamentos relacionados?


A agenesia em medicina dentária é a falta de um  ou vários dentes que não erupcionaram. Pode estar relacionado com factores genéticos ou hereditários.

 A estrutura embrionária não se desenvolve e este não existe ou fica incluso e semi incluso no osso maxilar. A falta de desenvolvimento pode ser devido a pouco espaço no maxilar ou devido às características do tecido ósseo  serem muito duras .

Se a causa for hereditária a sua prevenção é impossível mas se for de ordem nutricional ou devido a processos infecciosos pode ser evitada e tratada atempadamente.

Se a agenesia se caracterizar pela ausência de um ou alguns dentes é denominada de hipodontia. Se a ausência de dentes for total denomina-se de anodontia.
Geralmente os que mais faltam são os dentes do siso mas cerca de 5 a 7 % da população do mundo sofre de este problema independentemente da sua origem.

As consequências podem ser estéticas, constrangimento ao sorrir e ao falar ou podem ser funcionais, dificuldade em mastigar.

O diagnóstico da agenesia dentária é feito com base em exames radiológicos. O seu tratamento depende do caso em particular mas pode estar sujeito à correcção em ortodontia ou à cirurgia de implantes dentários.

Nas crianças em crescimento as técnicas de alinhamento dentário são muito úteis e adequadas. Se o espaço a preencher for pequeno este problema pode ser facilmente corrigido usando aparelho dentário de correcção.  Se o espaço a preencher for muito extenso a solução é o uso de prótese removível para evitar que os outros dentes se movam ou entortem.
Após o período de crescimento , o tratamento da agenesia dentária consiste principalmente na introdução de implantes dentários. É a solução mais eficaz em medicina dentária; os espaços são preenchidos com soluções fixas e a pessoa recupera a estética e a funcionalidade.

Mensagens populares deste blogue

Carga imediata - Dentes no mesmo dia

O que são implantes dentários com carga imediata (dentes no mesmo dia)?



A carga imediata ou dentes no mesmo dia  é uma técnica recente e que veio ao encontro e desejo de muitos pacientes que ansiavam sair da clínica com dentes após cirurgia. O maior anseio para os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento é  sentir os novos dentes artificiais. 
Devido ao estudo exaustivo sobre a implantologia, suas técnicas e protocolos, foi possível evoluir um pouco mais nestas matérias e inventou-se o protocolo de carga imediata ou dentes no mesmo dia.
 Esta técnica permite aos candidatos a este tratamento resultados de funcionalidade um pouco mais rápidos.
Em que consiste a carga imediata ou dentes no mesmo dia?
Trata-se da inserção do parafuso de titânio na gengiva. Sobre o parafuso coloca-se uma coroa provisória que não deverá exercer uma força directa sobre este .
Refere-se muito esta nova técnica  nos meios de comunicação social com o objectivo de vender este tratamento ou angariar pac…

Quanto tempo duram os implantes?

O implante dentário é uma excelente solução para o problema da falta de dentes. Restitui a forma e a função do dente perdido. Os implantes dentários contribuem para uma melhoria da saúde oral, aumentam a auto estima e a confiança. Os problemas psicológicos causados pela perda de dentes desaparecem.
Existem  outros dispositivos para preencher a falta de dentes tal como as dentaduras. As dentaduras são aparelhos removíveis que se colocam na boca, no maxilar superior ou mandíbula e cujo objectivo principal é ajudar na mastigação e preencher a falta de dentes. Porém, e por serem móveis, causam desconforto ao falar e mastigar. Não se comparam aos implantes dentários que por serem soluções fixas transmitem outra segurança e conforto a quem os usa. Para além do conforto e segurança podem usar-se a longo prazo.

Está a pensar colocar implantes dentários para substituir dentes perdidos ? Imagina quanto tempo podem durar? Será que podem durar décadas desde o dia em que são fixos no osso maxilar…